sexta-feira, 4 de julho de 2008

E quando se aperta as sapatilhas há matemática?

Sim, há!
Se as sapatilhas só tiverem 2 ilhós só há uma única maneira de enfiar os atacadores

Se tiver 4 ilhós (reparem na matemática, passei o 3 à frente, porque será?), ninguém será muito criativo

E com 6 ilhós? Já vai haver mais hipóteses!
Por exemplo

ou assim

e também

que é simétrico do anterior e
ainda....

Não há mais!
Vejamos as exigências do problema:
  1. Tenho de partir de um dos ilhós do topo e chegar ao outro ilhó em frente a este (não seria prático de outra forma)
  2. Só posso passar uma vez em cada ilhó
  3. Tenho de passar em todos os ilhós, mas
  4. Tenho de passar de um lado para o outro
Assim quando eu parto, suponhamos do ilhó do topo direito tenho duas hipóteses de escolha do lado esquerdo. Volto agora para o lado direito. Duas hipóteses! De seguida só tenho uma hipótese de cada vez o que dá ao todo quatro hipóteses. 
Nada de extraordinário.
Mas... Não percam as cenas dos próximos capítulos!
Isto promete!
Mas se quiserem  saber mais sobre este tema carreguem na imagem abaixo

Ian's Shoelace Site

Sem comentários:

Related Posts with Thumbnails