domingo, 6 de julho de 2008

O pêndulo de Foucault


Jean Bernard Léon Foucault nasceu em Paris em 1868 e foi um ilustre físico e astrónomo. Ficou conhecido pelos seus trabalhos na área da fotografia ( ajudando Daguerre, o percursor da fotografia), na medição da velocidade da luz, a invenção do giroscópio e na criação de um aparelho que permite calcular a latitude de um lugar. Este aparelho ficou conhecido por pêndulo de Foucault. O primeiro destes pêndulos foi colocado numa sala do Panteon de Paris. É formado por uma esfera de 28kg suspenso do teto por uma longa corda de 67 metros.





















O plano do pêndulo apresenta uma pequena rotação no sentido horário e o tempo de duração desta rotação é igual ao quociente entre 24 e o seno da latitude do lugar. Assim no Polo Norte (latitude de 90 graus norte) o Pêndulo demora exactamente 24 horas a dar uma rotação completa. E num local de latitude 30 graus demora 48 horas a fazer a rotação completa.
Vários museus de ciência possuem um exemplar deste pêndulo. Cá em Portugal pode ser observado no Museu da Ciência, em Lisboa.
Este é o da Cidade das Artes e das Ciências em Valência.




E quanto tempo demorará uma rotação completa no Equador (latitude de 0 graus)?



Um artigo muito interessante sobre o pêndulo de Foucault, saído no "De Rerum Natura" em 28/09/08 e da autoria de Carlos Fiolhais

Sem comentários:

Related Posts with Thumbnails