quarta-feira, 15 de outubro de 2008

Dia Mundial da Normalização - 14 de Outubro

O que é "normalização"?
É um conjunto de regras estabelecidas internacionalmente e que permitem, por exemplo, que uma folha de papel A4 tenha as mesmas dimensões em Portugal, no Reino Unido ou no Brasil. Uma das organizações que determina estas regras é a ISO, International Organization for Standardization. Assim as regras definidas por este organismo são nomeadas por ISO seguido de um número ( a norma ISO 216 define os papéis da série A; B e C em quase todos os países do mundo excepto os Estados Unidos, o Canadá e alguns países da América do Sul)
Mas a normalização é algo utópico pois grandes países não aderem às normas. Senão vejamos: se eu for a Londres terei de conduzir pela esquerda, comprarei a gasolina em galões, as maçãs em libras (unidade de massa), etc. Tudo diferente!
Se for aos Estados Unidos e falar de um bilião de dólares estarei a pensar em 10 elevado a 12 (ou um milhão de milhões) mas serei interpretada como estando a falar de 10 elevado a 9 (um milhar de milhões) de dólares. O Brasil usa a mesma notação que os Estados Unidos.
Como entender a globalização sem normalização, pelo menos, do que é essencial à comunicação.



Como nasceu o formato de papel que nós utilizamos? Já no século XVIII, um filósofo alemã, Georg Christoph Lichtenberg, tinha encontrado a relação entre os lados de um rectângulo que era semelhante ao rectângulo que se obtinha quando se dividia em duas partes iguais.
Já no inicio do século XX é retomada a ideia é criada na Alemanha a norma DIN 476 que passa posteriormente a ser adoptada por outros países (Portugal adere em 1954).
Qual era então o objectivo dos arquitectos alemães? Criar uma folha com 1 metro quadrado de área que fosse semelhante à sua metade.


E assim obtiveram as dimensões de 841 mm x 1189 mm para o papel A0
Quando se compra uma resma (500 folhas) de papel A4 com 80 g/m2 significa que 80 g é a massa da folha A0 ou seja de 16 folhas A4 (cada folha A4 pesa então 5 g)

1 comentário:

Anónimo disse...

Da sua explicação confirmei que se passa, por exemplo, de um A4 para um A3 fazendo uma ampliação linear igual a raiz quadrada de dois, ou seja a uma área dupla:

(2^(1/4))/(1/2^(1/4))=2^(1/2)

(2/(2^(1/4)))/(2^(1/4))=2^(1/2).

Related Posts with Thumbnails