sexta-feira, 14 de novembro de 2008

Para caçar baratas, apontar a um ângulo de 90 a 180 graus



As rotas de fuga das baratas são surpreendentes - que o diga quem já acabou a fugir de uma, quando parece ter preferido atacar em vez de fugir noutra direcção. Mas agora a ciência está pronta a dar uma mãozinha sobre a melhor forma de apanhar uma barata, com o chinelo ou o objecto esborrachante que estiver mais à mão: o melhor é apontar para um ângulo de 90 a 180 graus do local onde as encontrou.
A equipa de Paolo Domenici, do Instituto de Metodologia Química de Torregrande-Oristano, estuda as estratégias de fuga dos predadores destes animais, que são usados como um modelo deste tipo de investigação, e publicou as suas conclusões na revista científica Current Biology.
"Usando um certo número de possíveis trajectórias, as baratas podem comportar-se com suficiente imprevisibilidade para escapar aos predadores que aprendam a determinar as suas estratégias de fuga. Obrigam-nos a adivinhar", alerta Paolo Domenici, citado num comunicado da revista.
Portanto, a ideia de apontar a ângulos de 90 a 180 graus para as apanhar não é de fiar. O que não chateia nada cientistas como Domenici: "Nós gostamos de baratas e recomendamos que não as esborrachem."

Clara Barata , no jornal Público de hoje

Sem comentários:

Related Posts with Thumbnails