quarta-feira, 24 de junho de 2009

Lemniscata


Quando vi pela primeira vez uma lemniscata não encontrei nenhuma simbologia - vi uma linha de comboio de brinquedo...

Era mais uma curva que a definição paramétrica ou em coordenadas polares era extremamente interessante. Era o lugar geométrico dos pontos em que o produto das distâncias a dois pontos fixos( os focos) é constante.
Hoje, com o WolframAlpha tudo é mais simples.




Simbolicamente a lemniscata representa o equilíbrio dinâmico e rítmico entre dois polos opostos.

É o símbolo do infinito


Diz Eustáquio Gomes sobre a lemniscata ( aqui)

Sentado à mesa da cozinha (uma mesa oval, de madeira crua), sem obrigações pela frente, sem vontade de ler, escrever, ouvir música ou ver televisão, me ponho a rabiscar repetidamente numa folha de caderno o mesmo desenho, um laço de fita, na verdade o número 8 deitado.
Não ponho consciência nem propósito no que faço, mas vagamente me lembro de que aquele traço tem um nome (lemniscata) e uma definição que se pode ler no dicionário: “Lugar geométrico dos pontos de um plano cujas distâncias a dois pontos fixos desse plano são constantes”.
Recordo: Guimarães Rosa fechou o Grande sertão: veredas com o coleio gráfico de uma lemniscata. E Vladimir Nabokov menciona-a de passagem num dos verbetes de Fogo pálido. Por que tal obsessão por um simples grafismo? Por causa do fascínio de sua órbita interminável. Não tendo fim, figura o infinito.

Sem comentários:

Related Posts with Thumbnails